sábado, 15 de janeiro de 2011

BALANÇO GERAL


Calma queridos leitores, seguidores, curiosos e afins! Não pretendo nesse post discorrer sobre o Programa da TV Record, farei sim, um Balanço Geral do 2º Semestre de 2010, já que a última postagem foi nos idos do mês de junho/2010 depois de um encontro da PJ da Região Mariana Sul em Alto Rio Doce. O 2º Semestre foi recheado de grandes eventos, que mereciam mais atenção da parte deste que vos fala (escreve na verdade), mas por preguiça ou falta de tempo, vai saber, tais eventos não foram tratados com a devida importância. Portanto, vou destacar alguns destes e escrever um pouco sobre cada um, e já peço desculpas antecipadamente por eu não citar os encontros que nós da Equipe Regional fizemos e/ou participamos com os grupinhos da Região, e prometo, meus caros leitores, me esforçar ao máximo para postar com mais freqüência, evitando assim esse acúmulo.

IV Fórum Social pela Vida

“E Deus viu tudo quanto havia feito, e era muito bom!” (Gn 1,31)

O semestre começou bombante com a realização do Fórum Social Pela Vida em Ponte Nova – MG entre os dias 29 de julho a 1° de agosto. Além das várias atividades do Fórum (palestras, debates, oficinas....) a Pj aproveitou o momento para fazer o lançamento e a divulgação da Campanha Nacional contra a Violência e Extermínio dos Jovens. A Arquidiocese mostrou que caminha do lado da juventude, dando espaço para o lançamento oficial da campanha e oferecendo uma oficina durante o Fórum para o debate acerca da violência em que nossa juventude está exposta. Durante o evento foram confeccionadas camisas da campanha e comercializado (tudo dentro da maior legalidade) vários materiais de apoio para os grupos de base, catequistas, enfim, para todos que se empenham em trabalhar com a juventude.

Não posso deixar de falar do show com o grande poeta e cantador, Zé Vicente, muito menos falar que EU DIVIDI O PALCO COM ELE! (Tá certo que Betão dividiu mais) mas eu dividi também! Hehe e claro, agradecer a família da MARIANA por ter me acolhido em seus domínios (não vou citar nomes, pra não esquecer ninguém).

Confira mais notícias de como tudo aconteceu clicando aqui.

DNJ 25 ANOS: Celebrando a memória e transformando a história

“Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência”

Bodas de Prata, isso mesmo, comemoramos esse ano 25 anos do Dia Nacional da Juventude e o fizemos em nível Regional.

Nós, da PJ Região Mariana Sul, começamos preparar o DNJ em agosto, com a reestruturação de nossa Equipe, já que estávamos desfalcados. Após a reestruturação, fizemos várias reuniões em preparação para o grande dia. Ficou decidido que seria realizado em Mercês, mas aos 47 min do 2º Semestre, o Pároco da cidade nos enviou uma carta, agradecendo a escolha mas justificando que a cidade não podia receber o evento, foi um balde de água fria, mas eis, que lembramos de Alto Rio Doce e do Grupo que tinha nos surpreendido no encontro de junho, então... Alto Rio Doce foi a saída. E foi lá, que cerca de 300 jovens celebraram os 25 anos de DNJ, relembrando durante a caminhada cada ano, com músicas e gritos que nos remetia à cada DNJ, além de juntos Gritar “CHEGA DE VIOLÊNCIA E EXTERMÍNIO DE JOVENS”. O evento foi marcado pela caminhada, pela missa tão bem presidida pelo então Pároco de Alto Rio Doce, Pe Luis Faustino, e pelas apresentações dos vários jovens de diversas cidades da Região Mariana Sul.

Em nome da Equipe Regional da PJ, agradeço os professores Gilberto e Bruno Dourado, por terem acreditado em nós, cedendo a casa para nossa reunião e hospedagem.

Confira mais notícias do DNJ pela arquidiocese, clicando aqui.

7º Seminário da Juventude: Juventude e Vida

“Chega de violência e extermínio de Jovens!”

Paralelo a preparação do DNJ, a Equipe Central (através de suas frentes de trabalho) focava e concentrava forças no evento mais esperado pela juventude da Arquidiocese, o Seminário, que aconteceu na bela cidade de Itabirito, entre os dias 12 e 15 de novembro. A Frente de Comunicação, a qual eu faço parte, ousou e assumiu uma oficina, a Comunique-se.com, que contou com uma galera que nos surpreendeu, pelo nível de amadurecimento e envolvimento nas atividades.

O Seminário foi um ótimo espaço para colocar em prática o ver, julgar e agir acerca da Violência e Extermínio de Jovens, com atividades diversificadas (Filme, debate, oficina, missão, momentos de oração) o evento encantou, animou e alimentou a juventude que entusiasmada abrilhantou e FOI protagonista de mais uma página na linda história da PJ da Arquidiocese de Mariana.

Clique aqui e saiba em detalhes como foi o Seminário.

O ano chegou ao fim com a avaliação e confraternização da Equipe Central e Frentes de Trabalho, em Porto Firme. Momentos de reflexão, oração e descontração que nos prepara para os vários desafios que nos espera em 2011.

E esses foram os principais eventos acontecidos nesse 2 ºSemestre, Eventos que animaram a minha caminhada e que deixaram várias lições para mim, além de muitos rostos que seguirão comigo como amigos e/ou conhecidos, mas o mais importante, companheiros de caminhada.

2010 se foi, ano muito mais que divisor de águas para mim, eu que não sabia descongelar carne, hoje sou quase um mestre cuca. Ano que cresci muito, tanto no pessoal quanto no profissional, ô Loco Meu... hehe. Que começou prometendo ser O ANO, que de repente se tornou O PÉSSIMO ANO, mas que quase no final, voltou a sua normalidade.

Obrigado a todos que caminharam comigo em 2010, a todos da Equipe Central (estamos em ritmo de despedida) e Equipe Regional por contribuir para o meu crescimento.

Túlio, Andresa e Tia Geralda, por me ensinarem a cozinhar (descongelar carne, cozinhar carne moída, fazer arroz, macarrão... rssr) por telefone.

E todos, que direta ou indiretamente, contribuíram para tornar os momentos difíceis que eu passei, um pouco mais amenos.

FELIZ 2011 PARA TODOS NÓS.

MUITO AXÉ, MUITA LUTA, MUITA FORÇA E LUZ NOS NOSSOS CAMINHOS...

E lembrem-se “Se forem rosas, florescerão...”




3 comentários:

  1. Concerteza foi um ano cheio de novidades, surpresas e emoções.
    Tem eu ali na segunda foto
    :D :D :D

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, atualizações!!!

    Adoooro! Daqui a pouco vou atualizar o meu blog também... To num momento trash...hauhauahuaha

    Muito bom o post!!

    Beeijos

    ResponderExcluir
  3. Óia o Fábio incentivando de novo os blogs...
    That's the man!

    Bela postagem! Que poder de síntese!
    Ótimo 2011 pra nós! E depois da reunião de hoje creio que vai ser lindo mesmo o ano pra PJ!

    ResponderExcluir